15 de Maio – Dia Internacional da Família

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Dia Internacional da Família é uma data comemorativa celebrada anualmente no dia 15 de maio e relembra a importância da família, ao mesmo tempo que serve como momento para formulação de políticas que possam beneficiar famílias em todo o planeta. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, e comemorada pela primeira vez em 1994.

 

O que é a família?

família é o grupo social mais básico presente na sociedade e que faz parte das relações humanas. Quando falamos de família, estamos falando de um grupo de seres humanos que possuem relações afetivas ou ancestrais e/ou a que alguma ligação legal se impõe. Assim, família é o grupo de pessoas que possuem ligação ancestral, mas também de pessoas que se uniram legalmente por questões afetivas.

 

O Dia Internacional da Família é uma data comemorativa que foi proposta pela ONU e é celebrado anualmente em 15 de maio.
O Dia Internacional da Família é uma data comemorativa que foi proposta pela ONU e é celebrado anualmente em 15 de maio.

 

 

O sentido de união legal, inclui, naturalmente a noção do casamento entre duas pessoas, mas também inclui conceitos como o de adoção, que ocorre quando um casal adota uma criança, assumindo, legalmente falando, a posição de pai e mãe dessa criança. O sentido de família pode ser estendido também para além do núcleo familiar tradicional (pai, mãe, irmão e irmã).

Assim, quando falamos de família, podemos nos referir a parentes próximos, como tios, tias, avôs, avós, primos, primas, entre outros. No século XXI, a noção de família pode não ser necessariamente aquela tradicional, uma vez que novos valores têm influenciado consideravelmente a visão de muitos sobre o que de fato é a família.

A importância da família se dá pelo fato de que ela é o núcleo no qual quase todos os seres humanos formam sua personalidade. É na família que as relações sociais se estabelecem para uma criança, e é a família que tradicionalmente fornece as condições para a formação de um ser humano.

 

Dia Internacional da Família

Como vimos, a família tem um papel muito importante na formação de cada indivíduo. Sendo assim, o desenvolvimento da sociedade como um todo passa, obrigatoriamente, por cuidados que se relacionam com a família. É exatamente por isso que a Organização das Nações Unidas, a ONU,  preocupa-se com o núcleo familiar.

A ONU entende a importância da família na formação de cada ser humano e que, por isso, esse grupo social deve ser visto com atenção. A ONU também entende que o passar tempo e os novos valores do mundo moderno trouxeram à tona o fato de que existem diferentes tipos de família, além da tradicional, e que todos os tipos de família devem ser respeitados.

Além disso, a ONU acredita que a formação de um mundo mais igualitário, justo e pacífico passa por cuidados especiais com a família, haja vista a sua importância para toda a sociedade. Essas preocupações com a família tomaram forma a partir da década de 1980, quando a ONU passou a recomendar que ações deveriam ser tomadas para tratar de problemas que se relacionavam com os núcleos familiares.

Isso porque o entendimento que existia na época e que permanece hoje é o de que os problemas sociais, econômicos e políticos refletem-se na situação das famílias, sobretudo as de baixa renda. É por essa razão que são necessárias políticas públicas para beneficiar essas pessoas, garantindo estabilidade e melhores condições para o desenvolvimento delas.

Foi baseado nessa preocupação que a ONU propôs, ainda na década de 1980, a criação de um dia internacional para a família. Isso resultou na Resolução 44/82, de 9 de dezembro de 1989, que proclamou que o ano de 1994 seria considerado o Ano Internacional da Família. Por fim, em 1993, foi determinado, em Assembleia Geral, que o dia 15 de maio seria dedicado às celebrações do Dia Internacional da Família.

Essa determinação foi emitida na Resolução 47/237, de 20 de setembro de 1993. Assim sendo, o ano de 1994 foi o primeiro na história a celebrar o Dia Internacional da Família. Anualmente, a ONU realiza celebrações nessa data e propõe um tema para reflexão e debate entre as autoridades internacionais.

O tema para 2021 é o seguinte:

  • Dia Internacional da Família: Famílias e Novas Tecnologias.

Os temas dos anos anteriores foram os seguintes:

  • 2020: Famílias em Desenvolvimento: Copenhague & Pequim +25;
  • 2019: Famílias e Ações Climáticas: Foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13;
  • 2018: Famílias e Sociedades Inclusivas.

Essa data comemorativa é vista como fundamental para a ONU porque essa organização acredita que a promoção dos Direitos Humanos e de políticas sociais de inclusão e que promovam igualdade passa por cuidados com a família. Dentre as preocupações da ONU, destacam-se|1|:

  • preocupação de que os cuidados domésticos e parentais devem ser iguais entre homens e mulheres;
  • conscientização sobre os diferentes tipos de família e a importância de respeitar essas diferenças;
  • preocupação para reversão de problemas sociais que afetam diretamente os núcleos familiares.

 

 

Publicado por: Daniel Neves Silva

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-internacional-familia.htm

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp